Curso totalmente online, com 8 atividades conectadas síncronas, usando votador de chat, e demais atividades baseadas em plataforma com desenvolvimento das multicompetências. O curso, realizado em 8 semanas, terá carga de atividade equivalente as 15 horas semanais. Abordaremos sobre a múltiplas inteligencias e os modelos de múltiplos meios de comunicação, que incluem:  vídeos, áudios educacionais, infográficos, mapas mentais, slogans, entre outros.

Inscrições 2020 – Aguarde!

Laboratório Cognitivo Digital: Sistema de Recursos e Método para Educação Multicompetências

O que é?

É um conjunto de recursos interativos integrado com método de educação que possibilita a formação de Multicompetências de estudantes e/ou profissionais, utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para fins de Ensino Híbrido, Blended, a Distância ou Presencial.

Justificativa

Atualmente, o mercado da educação a distância (EaD) tem utilizado as plataformas digitais basicamente em duas formas: (1) como repositórios de arquivos digitais e (2) como ambientes para instrução com tarefas padrões compostos por : vídeos-aula, PDF (ou denominados de  e-books), fóruns de discussão, entrega de tarefa, miniavaliacão e questionários.

Deficiência nos modelos atuais de EaD

Assim sendo, os AVAs tem sido utilizados quase exclusivamente para a difusão de conteúdo (Informações), sem previsão de desenvolvimento de outras  competências ou habilidades, tais como liderança, pensamento crítico, autoconfiança, cooperação, envolvimento emocional, curiosidade e pesquisa, técnicas de estudo, entre outras, que são atualmente vistas como como fundamentais para o mercado profissional atual e  da próxima década.

Aspectos Positivos do Modelo Metacognitivo

Desde 2015, foi idealizado pelo Prof. Dr. Chao Lung Wen um modelo de educação apoiado em plataforma educacional. Foram desenvolvidas ferramentas computacionais, estruturação de método e aplicação de provas de conceitos o que possibilitou criar uma solução para promover educação com foco em multicompetências e expandir as capacidades do professor como líder, gestor e orientador educacionais. Ao fim deste processo de pesquisa, foi concebida a solução LABORATÓRIO COGNITIVO DIGITAL: SISTEMA DE RECURSOS E MÉTODO PARA EDUCAÇÃO MULTICOMPETÊNCIAS, que reúne ferramentas computacionais especialmente desenvolvidos para se integrarem com método de aprendizagem, que pode ser aplicado em qualquer disciplina ou conteúdo e juntamente com quaisquer plataformas educacionais.

Figura 1. Competências contempladas neste invento

Solução de deficiências em EaD

As competências e habilidades são desenvolvidas ao longo da dinâmica e sistemática previstas no método, usando as ferramentas computacionais, de forma independente ao conteúdo que o professor está ministrando. O que muda é a forma de como o conteúdo é disponibilizado , através de uma sequência de dinâmicas e recursos educacionais digitais que estão em conformidade ao padrão de especificação técnica Learning Tool Interoperability (LTI).

O Módulo Cognitivo contempla um conjunto de ferramentas que promovem a exponencialidade do Team Based Learning e do Design Thinking a partir de recursos digitais para brainstorm, insights, organização de conteúdo por meio de indicadores de relevância.

Vantagens Educacionais e Funcionais

A presente concepção é capaz de transformar o modo como a Educação Formal e a Educação a Distância (EaD) são realizadas atualmente, tornando-as mais interativas, reflexivas e integradas, proporcionando melhor aproveitamento dos AVAs, e a formação de competências comportamentais, as chamadas soft skills, além das competências informacionais e técnicas, as nomeadas hard skills. Das competências contempladas, estão: liderança e empreendedorismo, autoconfiança, organização, curiosidade e descoberta, observação e reflexão, objetividade, técnicas de estudo, ética e comportamento, método acadêmico científico, conhecimento, envolvimento emocional e social, e cooperação.

O objeto desta solução possibilita a interação exponencial entre alunos com alunos e alunos com professores, de modo que expande a eficiência das interações, permitindo a um único professor orientar turmas de mais de 200 estudantes, sem perda de qualidade. Além disso, neste processo, o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem é maior, com os acessos de forma mais distribuída, de modo que traz regularidade aos recursos de processamento do servidor web.

O LABORATÓRIO COGNITIVO DIGITAL: SISTEMA DE RECURSOS E MÉTODO PARA EDUCAÇÃO MULTICOMPETÊNCIAS é flexível e permite a transformação do sistema de aprendizagem de uma categoria para a outra, conforme ilustrado na Figura 2. Ou seja, um curso originalmente estruturado em formato EaD padrão ou MOOC (focados em instruções e entrega de conteúdos), para pode ser convertido para ser Cognitivo; do mesmo modo, um curso Cognitivo pode ser readaptado para conter elementos Metacognitivos dentro de sua matriz educacional sem que haja necessidade de grandes mudanças no planejamento  curricular original.

Figura2. Esquema de funcionamento do Laboratório Cognitivo dentro do Cenário da Educação

 

Resumo

LABORATÓRIO COGNITIVO DIGITAL: SISTEMA DE RECURSOS E MÉTODO PARA EDUCAÇÃO MULTICOMPETÊNCIAS

A descrita patente de invenção compreende um sistema que integra uma sequência de tecnológicas exponenciais, locados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e método educacional a fim de proporcionar o desenvolvimento de multicompetências nos discentes. Este sistema e método é aplicável para todas as modalidades de ensino (presencial, a distância, blended ou híbrido). O Sistema melhora o engajamento do aprendiz, visto que aumenta a capacidade de interação professor – alunos e alunos -alunos, além de proporcionar um ambiente digital propício para o trabalho colaborativo, permitindo técnica de brainstorm e detecção de relevância informativa de forma rápida, eficaz e organizada. O LABORATÓRIO COGNITIVO DIGITAL: SISTEMA DE RECURSOS E MÉTODO PARA EDUCAÇÃO MULTICOMPETÊNCIAS é um modelo que adequa o sistema de aprendizado de uma categoria para outra. Ou seja, de ensino a distância tradicional para o âmbito Cognitivo e do Cognitivo para o Metacognitivo, sem que haja perda de conteúdo curricular formal. Seu campo de aplicação pertence às áreas de Educação e Educação Mediada por Tecnologia.

CONVIDADO: Chao Lung Wen (chao@fm.usp.br).

ORGANIZAÇÃO:  Maíra Lie Chao (maira.lie@fm.usp.br), Raquel Acciarito Motta (raquel@prismaconsultoriaemsaude.com.br)

COLABORADORES: Josiane Maria de Freitas Tonelotto (jtonelotto@gmail.com)  e Diogo Julien Miranda