Gestão da Qualidade

Várias empresas utilizam o Sistema de Gestão da Qualidade, para implantar novos processos, gerenciar e acompanhar sua qualidade. Uma das principais vantagens da utilização desse sistema, se implementado de forma adequada, está no progressivo aumento no número de clientes satisfeitos com a empresa, uma vez que melhora sua imagem junto a sociedade, fortalecendo o desempenho global e a cultura organizacional. A produção sobe e os custos reduzem, o que é muito  importante dentro de um cenário de competitividade atual acirrado. Surge um clima satisfatório e a comunicação melhora entre os funcionários.

A implantação da gestão da qualidade traz benefícios, pois é dotada de treinamentos, mapeamento dos processos empresariais e registros das atividades da organização.

A gestão da Qualidade baseia-se, basicamente,  em oitos princípios, as quais a PRISMA trabalha:

1. Focalização no cliente: compreender as suas necessidades atuais e futuras,  atendimento de excelência, superar expectativas do cliente;

2. Liderança – trabalhar os líderes para que saibam conduzir suas equipes para os resultados e manter um ambiente interno motivador;

3. Envolvimento das pessoas – entusiasmar as pessoas da empresa para o atingimentos dos objetivos, envolvendo-as com a empresa. O seu envolvimento permite que as suas competências sejam utilizadas em benefício da organização;

4. Abordagem dos processos – quando as atividades e os recursos que lhes estão associados são geridos por processos, os resultados desejados são atingidos de forma mais eficiente;

5. Abordagem sistêmica – gerir processos inter relacionados como um sistema, contribui para que a organização atinja os seus objetivos com eficácia e eficiência;

6. Melhoria contínua – deve ser uma preocupação constante, com avaliação sistemática do desempenho global da organização, através de estatísticas e idicadores;

7. Abordagem situacional – decisões eficazes, assertivas, são baseadas na análise de fatos, dados, ocorrências, informações, etc.

8. Relações com fornecedores – devem ser criadas condições para ambas as partes criarem valor. Controlar a qualidade do fornecedor, já que isso influencia diretamente a qualidade de empresa.

Conheça os Serviços e os cursos presenciais e online da PRISMA.